Top Five – Feedback do livro Prefiro Gente

Top Five – Feedback do livro Prefiro Gente

junho 1, 2021 - Katiana Rigaud

Fazendo esse Top Five para deixar registrado a emoção que sinto de cada palavra tocante que recebo de pessoas queridas que leem meu livro.

 

NÚMERO1

Esse número 1 por ser o primeiro feedback do primeiro leitor e por ser muito emocionante, além de ser amigo, autor Carlos Henrique, 8 de janeiro de 2021:

 

Sobre Prefiro Gente:

Fiquei impressionado: conheço muito a Roberta e sua essência…

Identifiquei muitas coisas que já conversamos e refleti (mais uma vez) sobre assuntos que já havia refletido.

Concordo com muitas coisas que Roberta disse, mas também discordo de alguns pensamentos que ela expôs.

O capítulo sobre os pais me causou um certo incômodo, não pelas palavras que eu li, mas pelos sentimentos que elas me causaram.

É Roberta, você me nocauteou…
Recuperado do golpe, pensei como ainda sou influenciado por coisas do passado e como essas dores ainda doem.

O poema “Os encontros” é leve e teve muita importância para mim, apesar dele ter sido um prenúncio das emoções que viriam com “As despedidas”.

A familiaridade com o arrebentar-se no chão, me levou novamente a momentos dolorosos de despedidas.
Por alguns desses momentos, continuo chorando, parando, chorando e parando, na certeza de que em breve estarei andando e sorrindo.

Consegui sentir sua emoção ao falar sobre o o príncipe e a rosa.
Até parece que ouvi seu suspiro quando Roberta se questiona se vai suspirar o capítulo todo.
(Sim, você e Roberta andaram juntas pelos meus pensamentos durante toda a leitura)
Foi muito corajoso falar de algo tão íntimo.

Como Roberta diz, a vida não tem manual…
Ainda não descobri o que estou fazendo aqui, não sei se um dia descobrirei, mas enquanto isso, continuarei vivendo.”

 

A leitura fluiu muito.
Comecei o ano bem.

Diferente de outros livros que trazem a história dos seus personagens, dessa vez foi diferente.

Roberta é um personagem fictício, mas os pensamentos dela são reais.

As histórias dos livros que leio distraem naquele momento, os pensamentos de Roberta ficarão…

 

NÚMERO2

Esse número 2 pelo sentimento transmitido na mensagem que corresponde a minha expectativa quando li o livro antes de enviar para a editora, autor colega Administrador Luis, 23 de fevereiro de 2021:

 

Pelo que pude extrair e que Roberta pode trazer para mim de questões que podem até ser consideradas complexas, mas que foram de uma forma simples, porém profunda e intensa. Você tocou em algo que nós, pessoas, seres humanos, precisamos estar atentos ao que nós somos e o que estamos fazendo e o que desejamos.

O que poderia tentar sintetizar de sua obra é que você deixou uma fragrância, um perfume, uma delicadeza, uma sutileza, um toque especial na forma de transmitir o essencial. Na sua própria beleza de ser e se expressar você tocou e está levando essa mensagem para tantas outras pessoas, isso é muito bom no mundo que vivemos, precisamos de pessoas de almas assim cada vez mais.

Deixo os meus parabéns por você tentar transmitir para outras pessoas diversas possibilidades de vidas melhores, de viver melhor, de compreender o outro e saber que ser gente é essa complexidade que você tentou e fez muito bem, trazer de uma forma simples, porém embasada, você trouxe diversos conhecimentos, inclusive filosóficos.

 

NÚMERO3

Esse número 3 por ser de uma garota linda e especial que poderia nem ler, mas ela vai além, lê e transforma, quanta emoção, autora Fernanda Lombardo, 4 de abril de 2021:

 

Hoje é a segunda vez que leio seu livro, a primeira vez eu li de uma forma rápida, eu senti a necessidade de ler novamente para saborear cada tópico. Esse livro é fantástico, me vi nele do início ao fim, eu me encontrei nele. Acho um livro que fala sobre os encontros e os desencontros, eu demorei muito tempo na minha vida para poder entender isso, seu livro tem muitas respostas para muitas perguntas minhas e também me causou muitas perguntas. Estou lisonjeada, maravilhada, que livro fantástico. Estou ansiosa para ler o próximo.

Também tem um tópico que você fala sobre anjos, realmente já aconteceu isso comigo de alguém chegar do nada, me dar as mãos e resolver algum problema na minha vida e depois sair como se já completasse aquele ciclo e fosse embora. Acho que já aconteceu com pessoas próximas a mim. Lembro de uma vez que você agiu como um anjo na minha vida e depois seguiu como era sem falar disso.

A gente pode ir muito mais a fundo sobre anjos em nossas vidas. Pessoas do nosso lado são anjo o tempo todo, as vezes uma palavrinha ajuda e salva o nosso dia, esse livro, por exemplo.

 

NÚMERO4

Esse número 4 por representar as novas amizades que o livro me trouxe, autora Priscila Mancussi, 25 de abril de 2021:

 

Prefiro Gente, fala das relações humanas e da importância em se compreender o outro para entender a si mesmo.

É a vida pulsando em cada página, pois fala do que você e eu vivemos.

A autora discorre com tranquilidade sobre relações complexas entre pais e filhos, sobre pensar e existir, guerras interiores e principalmente sobre como sentimos tudo ao nosso redor.

Apresenta reflexões que enriquecem nossa forma de olhar a vida e os que nos cercam.

Faz jus ao título “Prefiro Gente”, pois fala de gente e de como ser gente.

A leitura te abraça e te convida a ser melhor. Além de deixar um gostinho de quero mais.

Uma leitura indispensável.

 

NÚMERO5

Esse número 5 por ser o que me inspirou a fazer este post no blog (acabei de receber), autor Alam Félix, 1 de junho de 2021:

 

Vou começar pela capa, rs. Fiquei demoradamente me deleitando com aquele nanquim aguarelado. Uma sensação de acolhimento, serenidade, ‘sombra e água fresca’… Cresci cercado por árvores, por sombras e folhas espalhadas pelo chão. O livro me ganhara de cara, na capa. Seguida por uma lindíssima dedicatória. As imagens sugeridas pelas primeiras palavras, os primeiros textos, são extremamente coerentes com as sensações sugeridas pela frondosa árvore da recepção. Conhecemos a protagonista. Personagem-árvore. Saliento que “Não precisa ser perfeito” precisa de algumas ressalvas. A árvore Roberta que vai aos poucos revelando em abraços sucessivos a textura do seu tronco e galhos, nos aponta, enquanto ouvimos as suas folhas, um horizonte ideal. Esse farfalhar em reflexões sobre a vida. Reflexões. Foi então que me senti traído. Minha expectativa era lê-lo em poesias. A matéria prima do Prefiro gente é uma prosa, sem deixar de ser poética, sobre o bom combate de uma personagem que acredita. Recheado de referências como Pessoa, Clarice, Vinicius, Abreu, Jung… testemunho que ali os inconscientes, pessoal e coletivo, realmente se encontram chegando a algum lugar ao tempo de sai de todos os outros. Li duas vezes para certificar-me que continuariam ecoando em mim as histórias de Roberta. Venham celebrar essa maravilhosa Amélie Poulain dos sertões e lute como uma mulher!